quarta-feira, 27 de junho de 2007

- A grande ofensiva -



Ao amanhecer as descargas de fuzilaria abafaram o esplendor dos fogos de artifício e os gritos de terror anularam a música e o júbilo foi aniquilado pelo pânico; as tropas entravam em cada casa da cidade colonial e saiam com os bolsos cheios de dinheiro queimado, que esperavam em parte recuperar; logo havia nas ruínas de Porto Seguro um enorme comércio de notas queimadas.

No segundo inverno que passava na cidade, o Marechal estimava em dezoito mil soldados o total de suas tropas somente na Bahia e quando o terceiro inverno começava, ele marchou para o norte. Todas as cidades e vilarejos entre Porto Seguro e o Rio das Virgens se renderam sem oferecer resistência e duas semanas após começo da ofensiva, Carleto já marchava com seus homens pelas largas avenidas parisienses de Belmonte.

Carleto seguia à frente de seus homens, montado num corcel branco e logo atrás dele vinham seus oficiais, os granadeiros, a infantaria e por último as colunas de artilharia rebocados por touros pré-históricos e Negros gigantes do Guiné que fechavam o desfile.

.

Nenhum comentário:

Marechal Carleto Gaspar 1841

Marechal Carleto Gaspar 1841