quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ابو علی الحسين بن عبد الله بن سينا


Η Καινη Διαθηκη, Hê Kainê Diathêkê

精機光学研究所, Seiki Kōgaku Kenkyūj


-
[Mânlio Severino Boécio, da velha estirpe dos anícios, nascido em 470. (...) Sob teodorico foi investido em altas funções administrativas, cônsul e magister palatii. (...) Dando crédito a uma intriga política, o rei mandou executá-lo cruelmente em Pavia, em 525, depois de ter padecido longa prisão.]

(Jacó de Veneza, às suas traduções, acrescentou comentários).

-
A crónica de Eusébio, dividia-se em duas partes, sendo a segunda, chamada em grego, chronikoi kanones

-
Avicena é o nome dado nas culturas ocidentais a Ibn Sina (Abu Ali al-Hussein ibn Abd-Allah ibn Sina, Bucara, 980 — Hamadan, 1037), célebre filósofo e médico persa.

Ibn Sina escreveu perto de 270 títulos, entre eles a sua autobiografia, finalizada por seu discípulo al- juzjani, al-qanun (ou cânone), obra médica de conhecimento enciclopédico, mais importante em seu tempo que a obra de Galeno.

Dividido em 5 livros (i- generalidades, ii- matéria médica, iii- doenças da cabeça aos pés, iv- doenças não específicas de orgãos, v- drogas compostas) o al-qanun compreende cerca de um milhão de palavras.

Foi traduzido posteriormente, no século xiii, para o latim por Gerardo de Cremona e até ao século xviii foi o livro de estudo adotado nas universidades de Montpellier e Louvain

-
A primeira peça de Menandro foi Orge, cólera, a que se seguiram mais de cem comédias, quase todas conhecidas apenas pelos títulos ou por fragmentos citados por autores antigos.

É do gramático Aristófanes de Bizâncio o epigrama: "Menandro e vida! qual de vós imita o outro?" que ilustra o enorme prestígio que Menandro desfrutava em seu tempo.

Juntamente com Pitágoras, foi defensor do vegetarianismo. Os dois, ao lado de Apolônio de Tiana, são os vegetarianos mais famosos da antigüidade clássica.

-
(Porfírio foi o autor de uma biografia de pitágoras (vita pythagorae), que não deve ser confundida com o livro homônimo de Jâmblico.

-
Deixo para após o carnaval Euclides, Diofanto, Hiparco, Erastótenes, Herón, Herófilo, Erasístrato, Cónon de samos, Apeles, o pintor, Dídimo, o músico, Dinócrates, Calímaco, Dionísio da Trácia, Longino, Maneto, Teócrito, Zózimo, Símias, Sinésio

-
(O Kanon (カノン) foi liberada para PC, e depois para Dreamcast e PS2, ambas as versões com as vozes dos personagens, com a exceção do protagonista. )

-
Do Kanon de Policleto, o Doríforo, apenas conhecemos cópias romanas de bronze inicial. Como o Vitruviano de da Vinci, o Doríforo estabeleceu as proporções na escultura durante séculos.

-
O cânone, a forma polifônica, em que uma voz corre atrás de outra, uma após a outra, uma retomando o que a outra acabou de dizer, enquanto a primeira continua à frente o seu caminho como aquiles para alcançar a tartaruga

-
O produto original da companhia Canon, a câmera "Kwanon", foi escolhido como uma homenagem à deusa budista da piedade absoluta, Kuan Yin.

-
O Kanon de Ptolomeu é uma lista de reis que determina a cronologia do antigo oriente e a queda da Babilônia para os persas em 539 a.C.

-
Um cânone que é, ao mesmo tempo, retrógrado e invertido é chamado de cânone de mesa. Um cânone de mesa pode ser colocado numa mesa com um músico de cada lado, ambos lendo a mesma linha de música em direções opostas.

(Bach escreveu poucos cânones de mesa. )

-
(...)
-
Are you Kanon ?
.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O diâmetro da entrada da caverna

.
...............................................A Lucas Viriato

Não existe
coleção melhor de
esqueletos de baleia

mas meu pai caçava pássaros
e não viu a tarde em que
as legiões zarparam

e eu fumava de mãos molhadas
sobre os mortos
na lama cristalina de Delville Wood

.

Marechal Carleto Gaspar 1841

Marechal Carleto Gaspar 1841